terça-feira, 30 de outubro de 2007

Alfabeto Grego

Alfabeto grego

Α α
Β β
Γ γ
Δ δ
Ε ε
Ζ ζ
Η η
Θ θ
Ι ι
Κ κ
Λ λ
Μ μ
Ν ν
Ξ ξ
Ο ο
Π π
Ρ ρ
Σ σ ς
Τ τ
Υ υ
Φ φ
Χ χ
Ψ ψ
Ω ω
Letras obsoletas
Ϻ ϻ
Ϙ ϙ
Ϝ ϝ
Ϡ ϡ
O alfabeto utilizado para escrever a língua grega teve o seu desenvolvimento por volta do século IX a.C., utilizando-se até aos nossos dias, tanto no grego moderno como também na Matemática, Astronomia, etc.
Anteriormente, o alfabeto grego (Ελληνικό αλφάβητο) foi escrito mediante um silabário, utilizado em Creta e zonas da Grécia continental como Micenas ou Pilos entre os séculos XVI a.C. e XII a.C. e conhecido como linear B. O Grego que reproduz parece uma versão primitiva dos dialectos Arcado-cipriota e Jónico-ático, dos quais provavelmente é antepassado, e é conhecido habitualmente como Micénico.
Crê-se que o alfabeto grego deriva duma variante do semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios. Dado que o alfabeto semítico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia, como o latim e em consequência o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar as vogais. Este facto pode considerar-se fundamental e tornou possível a transcrição fonética satisfatória das línguas Europeias.
Letra
Nome
Som
Valor
Alfabeto Semítico
HTML
Α α
Alfa
/a/ /a:/ (a longo ou breve)
1
Aleph (') /a/
α
Β β
Beta
/b/
2
Beth /b/
β
Γ γ
Gama
/g/->/G/ /j/(ga,gue,gui,go,gu)
3
Gimel /g/
γ
Δ δ
Delta
/d/->/D/
4
Daleth /d/
δ
Ε ε
Épsilon
/e/ (e sempre breve)
5
He (h) /h/
ε
F
Digama
/w/->-(a grafia é de dois gamas)
6
Waw (Vav) /w/
Ζ ζ
Zeta
/dz/->/z/ (ds, z italiano)
7
Zain /dz/
ζ
Η η
Eta
/E:/->/i/ (e sempre longo)
8
Heth (h*)
η
Θ θ
Teta
/t_h/->/T/ (za,ce,ci,zo,zu)
9
Thet (t*)
θ
Ι ι
Iota
/i/ -> /i/ /j/
10
Yodh (y) /j/
ι
Κ κ
Capa
/k/
20
Kaph /k/
κ
Λ λ
Lambda
/l/
30
Lamed /l/
λ
Μ μ
Miu
/m/
40
Mem /m/
μ
Ν ν
Niu
/n/
50
Nun /n/
ν
Ξ ξ
Csi
/ks/
60
Samekh (s)
ξ
Ο ο
Ómicron
/o/ (o sempre breve)
70
Ain ()
ο
Π π
Pi
/p/
80
Pe /p/
π
M
San
/ts/
900
Sade (s*) /ts/
Q
Qoppa
/k/
90
Qoph /q/
Ρ ρ

/r/
100
Resh /r/
ρ
Σ σ,ς
Sigma
/s/
200
Shin (sh) /S/
σ
Τ τ
Tau
/t/
300
Taw /t/
τ
Υ υ
Upsilon
/u/->/y/->/i/(u francês ou ü alemão)
400
De Wau
υ
Φ φ
Fi
/p_h/->/f/
500
origem incerta
φ
Χ χ
Chi
/k_h/->/x/
600
origem incerta
χ
Ψ ψ
Psi
/ps/
700
origem incerta
ψ
Ω ω
Omega
/O:/->/o/(o sempre longo)
800
origem incerta
ω
Ϡ, ϡ,
Sampi
/ss/ /ks/
900
origem incerta
Ϡ ϡ
As letras Digamma, San e Qoppa desapareceram do alfabeto nos seus primeiros tempos, antes do denominado período clássico. Dado que a aparição das letras minúsculas é bastante posterior, não existem minúsculas das ditas letras.
Originariamente existiram variantes do alfabeto grego, sendo as mais importantes a ocidental (Calcídica) e a oriental (Jónica). A variante ocidental originou o alfabeto etrusco e daí o alfabeto romano. Atenas adoptou no ano 403 a.C. a variante oriental, dando lugar a que pouco depois desaparecessem as demais formas existentes do alfabeto. Já nesta época o grego escrevia-se da esquerda para a direita, enquanto que a princípio a maneira de o escrever era alternadamente da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, de maneira que se começava pelo lado em que se tinha concluído a linha anterior, invertendo todos os caracteres em dito processo.
O factor inovador introduzido com o alfabeto grego são as vogais. As primeiras vogais foram Alfa, Épsilon, Iota, Ómicron e Upsilon. Se se contempla o processo de criação do alfabeto grego como resultado de um processo dinâmico baseado na adopção de vários alfabetos semíticos através do tempo, encontrando inclusive influências do linear-B, poder-se-ia dar uma explicação mais satisfatória da sua origem do que as teorias que postulam uma adaptação única de um alfabeto determinado num momento dado.
Obtido em "

Nenhum comentário: